A Nação Zumbi & o Fã VIP


Ao menos no cenário nacional, desde a Tropicália, nada foi tão revolucionário, criativo e musical quanto Chico Science & Nação Zumbi.

Vi os mangueboys surgirem com os seus tambores no Fanzine, programa da TV Cultura, apresentado pelo Marcelo Rubens Paiva, em 1993. Não foi amor à primeira batida. Fiquei com um pé atrás. Achava que imitavam o querido Olodum. Ainda tinha a metáfora da parabólica enfiada na lama. Recife. Mangue. Caranguejo. Homens gabiru. Quanto papo furado?! Não entendia nada daquilo. Mas aos poucos fui percebendo que a levada era outra.

Baque de arrodeio, maracatu, embolada, hip hop e rock and roll – “tudo bem envenenado / bom pra mim e bom pra tu / pra gente sair da lama e enfrentar os urubus”. Antropofagia de primeira. Virei fã da banda que lideraria o manguebeat. Em 2000, após a prematura morte de Science, tive a oportunidade de entrevistar Jorge Du Peixe – que herdou o vocal.

Era um sábado de manhã. Descobri que a Nação Zumbi iria ensaiar à tarde na Woodstock – tradicional casa de shows de rock na rua da Consolação. Passei no apê do André (rapper Pirata) e fomos lá. Eu estava apreensivo. Não havia agendado. Não sabia se iriam me receber. Mas o meu maior receio era por ser muito fã do som dos caras. Não queria que houvesse mácula na minha paixão.

Cheguei antes deles. O pessoal da Woodstock nos deixaram entrar. Não demorou, os mangueboys chegaram com o Clemente, da banda punk Inocentes, vixe!, outra lenda. Me apresentei a eles e, enquanto os músicos afinavam seus instrumentos, Jorge Du Peixe me atendeu numa boa. Tivemos uma longa conversa. A entrevista foi publicada no portal eAprender(onde trabalhava). Depois Du Peixe se juntou à banda. Mas antes, ele mandou colocar meu nome na lista de entrada VIP para o show à noite. E assim, sendo VIP, fiquei ainda mais fã dos caras.

4 comentários sobre “A Nação Zumbi & o Fã VIP

  1. Peguei balaio e fui na feira roubar tomate e cenoura
    ia passando um véia pegou a minha cenoura
    ae minha véia deixa cenoura ai
    com a barriga vazia eu não consigo dormir
    e com o bucho mais cheio
    comecei a pensar que eu me organizando
    posso desorganizar

    • E são respeitados no mundo inteiro. Esses dias, no youtube estava procurando vídeos deles e vi o comentário de um finlandês que dizia estudar português por causa da Nação Zumbi.

Deixe um comentário

